Neste blog temos escrito acerca dos óleos essenciais e dos seus benefícios para a saúde e, quase sempre - há exceções - temos referido que, quando aplicados topicamente, devem ser diluídos num óleo (o V-6 da Young Living, óleo de Argan,um dos meus preferidos, ou óleo de Jojoba, etc.).
Estes óleos, nos quais de diluem os óleos essenciais, são designados por óleos transportadores
O que é um óleo transportador?
O óleo transportador é utilizado para diluir os óleos essenciais de maneira a alterar a sua velocidade de absorção. Os óleos essenciais são extremamente concentrados e potentes e só necessitamos de uma pequena quantidade para usufruir de todos os seus benefícios.
Quando utilizamos os óleos essenciais num óleo transportador podemos cobrir uma superfície maior e assim levar os benefícios dos óleos essenciais a uma área superior, mas também diminuindo o risco de reação adversa pelo facto de o óleo essencial ser tão potente.
O óleo transportador desempenha também um outro papel, muito importante,os óleos essenciais são constituídos por partículas muito pequenas que são rápida e facilmente absorvidas pela pele mas também se evaporam muito rapidamente e a sua diluição num óleo transportador evita este último efeito, indesejável, aumentando a sua eficácia. Podemos realizar uma experiência muito simples que ilustra o que ficou dito: colocamos uma gota de Lavander no braço e verificamos que, alguns minutos passados, o odor a Lavander é quase indetetável, porque foi absorvida e se volatilizou. e colocar uma gota de Lavander num pouco de óleo transportador e o aplicar sobre a pele, irá verificar que o aroma permanece por um período longo.
Porquê? Porque os óleos transportadores são óleos vegetais de cadeia curta que não evaporam rapidamente e que que quando adicionados aos óleos essenciais retardam a velocidade de absorção, o que permite obter um maior e mais prolongado impacto.
Eis alguns dos óleos transportadores:
Óleo de Argan
Quem me conhece sabe que o óleo transportador de que mais gosto e uso é o óleo de Argan. Este óleo é um dos melhores óleos para a pele pois contém omega-6, ácidos gordos , ácido linoleico, antioxidantes, vitamina A e E. É muito utilizado em produtos cosméticos porque quando é usado topicamente, o tocoferol da vitamina E promove a produção celular, aumentando a saúde da pele.
O óleo de Argan é absorvido rapidamente e é suficientemente gentil para ser usado em peles sensíveis, não deixando uma película gorda, ajuda a reduzir os níveis de sebo na pele oleosa e é um excelente óleo transportador para todo o tipo de peles. Estudos efetuados mostram que o óleo de argan ajuda a aumentar a elasticidade da pele e tem efeitos anti-envelhecimento.
Óleo de Jojoba
É um excelente óleo transportador, é inodoro e serve como um emoliente, ajudando a acalmar a pele e a desobstruir os poros e trás benefícios significativos para a pele.
Este óleo é obtido por extração a frio das sementes. Na realidade, este óleo é uma cera rica em vitamina E e B tendo por isso propriedades anti-inflamatórias e anti-fúngicas e contém três ácidos gordos.
Óleo V-6
Este óleo contém triglicérido caprílico / cáprico, óleo de semente de Sésamo, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas doces, óleo de germe de trigo, óleo de semente de girassol e óleo do fruto da oliveira, mais conhecido por azeite.
É um complexo de óleos vegetais usado para diluir óleos essenciais, nutre a pele, não obstruí os poros e não mancha o vestuário.
O óleo V-6 foi formulado especialmente para as diluições e para a criação de óleos de massagem personalizados com óleos essenciais.
Todavia, existem muitos outros excelentes óleos que se podem usar como óleos transportadores, por exemplo, o óleo de Rosa Mosqueta,o óleo de Amêndoas Doces, o óleo de Avelã, o óleo de Coco, o óleo de Onagra , o óleo de Arnica e tantos outros.
Assim , a escolha do óleo transportador é pessoal devendo recair sobre aquele que melhor se adequar ao seu tipo de pele.
quer adquirir o kit inicial quer conhecer o kit inicial
Click Aqui |
Click Aqui |
Sem comentários:
Enviar um comentário